QUEM SOMOS

  • Galeria Espaço Zero
  • Elvira Schuartz

 Lider em arte & cultura do vidro no Brasil nos últimos 25 anos, o Espaço ZERO, capitaneado pela artista plástica Elvira Schuartz, está aberto à visitações em sua loja / ateliê no Pacaembú

Loja & Restauração –  Na Rua Monsenhor Alberto Pequeno, 300, estão expostas esculturas, objetos de decoração e joias a preços incríveis!!! Também neste endereço são deixadas e retiradas peças para restauração que Elvira Schuartz trata como a menina dos olhos!

Atelier – No Bairro do Pacaembu, a artista cria esculturas que sao expostas em museus como o MAB em Sao Paulo e a Anglo American Collection em Londres. As visitas são feitas sob agendamento.

Oficinas – Patricinando a primeira iniciativa do recém criado IVI – Instituto do Vidro, as oficinas estão acontecendo em uma carreta itinerante. Confira o endereço pelo telefone – 11 – 3666 3647

RUA MONSENHOR ALBERTO PEQUENO 300 – PACAEMBÚ – SÃO PAULO


Horário de Funcionamento:
Segunda a sexta, das 9h às 17:30. Fechado para almoço das 13 as 14:00 hs
Sábados, sob agendamento

 

___________________________________

ELVIRA SCHUARTZ


‘O vidro é meu cúmplice. O que quer que eu crie, o resultado é muito mais bonito do que eu possa imaginar.’ Elvira Schuartz

Elvira Schuartz

De formação eclética – estudou Psicologia, Administração e Artes Plásticas –, ELVIRA SCHUARTZ passou a se dedicar à arte da vidraria quando, ao consertar uma antiga lamparina, em 1989, começou a criar e se apaixonou pelo material. Abandonou sua atividade de design de móveis e decoração e passou a desenhar vidros.

“Antes de chegar no vidro, experimentei várias formas de expressão artística: pintura, desenho, teatro, música… apenas a escultura era um terreno inexplorado. E foi esculpindo o vidro que encontrei minha vocação maior.

Por que o vidro? Me perguntam as pessoas. Por mero acaso ou traquinagem de anjos. Menos de uma semana se passou entre o incidente com uma peça de vidro e minha primeira peça projetada e executada. Tudo começou com uma restauração.

Daí para frente, foi um exercício de paixão e cumplicidade. Às vezes ele parece ter vida própria e me leva por caminhos que eu nem imaginaria ir. Outras, como amante rebelde, me desafia e me faz buscar a precisão para encontrar aquela forma, aquele efeito. Há 20 anos olho para esta bola de luz na ponta da cana, fogo, chama, calor… E, num delírio, vítreo parece que brinco com o sol. Meu sol.”

Elvira Schartz já teve obra premiada no Museu de Luxemburgo(1995), exposições na Entreé Libre de Nova York (1994), Eclat de Verre no Louvre des Antiquaires em Paris (1998), Consulado Brasileiro em Frankfurt (2004), Museu Nacional do Rio de Janeiro (2013) e atualmente tem trabalhos no acervo do MAB – FAAP em São Paulo e da Anglo American Collection e Saatchi Gallery em Londres.

Em Janeiro de 2013, Elvira Schuartz fundou o IVI – Instituto do Vidro – primeira instituição museológica na área do vidro no Brasil que tem como missão preservar e difundir a arte no país.

Pioneira no Brasil no Ensino de sopro de vidro, Elvira Schuartz começou o Espaço Zero em 1989, onde  ensina até hoje a arte que aprendeu em Murano para mais de 3.000 crianças e 2.000 adultos.

Enquanto escritora, publicou o livro “Através do Vidro” e “Manual de Vidraria Artesanal”.

Elvira Schuartz é formada em Psicologia pela UNIP (1979), tem mestrado em Comportamento Organizacional PUC (1983). Aprendeu vidro em Murano (1989) e fez aperfeiçoamentos na Urban Glass em Nova York (1992).

Atualmente é membro do Board do ICOM-GLASS (International Council of Museums of Glass) instituição que reúne todos os museus de vidro do mundo.

 

Anúncios

17 Respostas para “QUEM SOMOS

  1. fábia

    Bom dia,

    preciso restaurar alguns espelhos do século passado que tenho em casa, os vidros estão perfeitos o espelhamento precisa ser refeito, você tem alguma idéia se existe esse tipo de serviço.
    Grata.

    • Espaço Zero

      Olá Fábia,
      nós realizamos este serviço. Removemos a espelhação antiga e espelhamos novamente.
      Pode trazer!

      att,
      Espaço Zero

  2. Oi,
    Tenho um espelho grande no banheiro e no recorte onde fica a caixa de luz, ocorreu uma pequena fissura no espelho quando a luminária foi instalada. É possível algum tipo de correção sem ter que trocar um espelho de 1,20 m X 1,80 m?
    Grato,
    Éber.

  3. Carlos Eduardo

    Uma tampa de poncheira de cristal fratelli vita..quebrou uma lasca interna, em dois pedaços de cerca de 2cmx 0,5cm cada, mas sem nenhuma perda de cristal em fragmentos. É possível no ultravioleta + resina alemã fixar sem que, em futuro, saia e possa vir a cair dentro do liquido que esteja para ser servido no vasilhame principal?

  4. Tenho um espelho grande veneziano, antigo. Precisa de restauração e o refazimento de um pedacinho que quebrou! E possível?

  5. Jose Antonio

    Minha Esposa quebrou a tampa de uma bomboniere, tem como restaurar a tampa…e necessario levar a bomboniere junto.

    Abs,

  6. Roberto

    Gostaria de aprender a fazer esculturas de vidro como faço?

  7. é possível restaurar uma jarra de vidro trincada?

  8. Arinete Sandy Botamedi

    Boa tarde, tenho um espelho veneziano oitavado que é de família, gostaria de restaurá-lo mas resido no RJ. Poderiam me orientar sobre a existência de algum restaurador confiável na minha cidade. Grata. Arinete Sandy

  9. Claudia Mattos

    Está dando quevo endereço de email não encontrado.
    Mevpasse seu celular ou telefone do atelier.
    claudiattos.s@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s