Restaurando espelhos, recuperando histórias

Semana passada concluímos o reparo de mais um espelho antigo. Como tantos outros, este belíssimo espelho de nosso cliente Fernando (nome fictício), estava com a espelhação desgastada pelo tempo, com cantos trincados, parafusos e rosetas oxidados, madeira com cupim.

FullSizeRender.jpg

Foi um grande prazer restaurar o espelho do Sr. Fernando, em todos os detalhes. Uma obra belíssima, repleta de partes lapidadas com encaixes precisos. Este espeho deve ter, no mínimo, uns 65 anos. Ao desmontá-lo, nos deparamos com um recorte de jornal de 1951, que revestia a antiga espelhação por trás do vidro, da forma que eram feitos os espelhos antigamente.

Abaixo, imagens do espelho no estado que chegou aqui, totalmente oxidado.

A origem desde espelho guarda uma história. De acordo com Sr. Fernando, este espelho foi dado à sua mãe quando moça, quando ainda estava noiva daquele que seria seu pai.  Sendo vizinha de uma fábrica de espelhos e muito graciosa, sempre que ia ao mercado passava por esta oficina. O dono da fábrica admirava a ela enquanto ela se admirava, admirando os espelhos. Percebeu que ela havia gostado deste em especial,  e no dia seguinte presenteou a dama com o espelho. Ao chegar em casa mostrou o presente a mãe e esta, muito curiosa em saber porque o homem presenteou a uma dama já comprometida, foi à loja de espelhos exigir o seu presente.

O fabricante de espelhos declinou, disse que o presente era apenas a sua filha, que era mui linda. A mãe da moça, desaforada, levou um segundo espelho, igual, pagando do bolso.

Sr. Fernando confirma a história contada por sua mãe, ao se lembrar de dois espelhos como este nas residências da família. Um deles desapareceu. Este que restauramos, é o da avó do proprietário, comprado por ela do fabricante de espelhos galanteador.

Com espelho renovado o Sr. Fernando recupera um pouco da história de sua família. Detalhe que ele só ficou sabendo da história após restaurar o espelho.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Restauração de vidros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s