Escultura parto adequado

Sexta-feira, 16 de setembro, fim de tarde em São Paulo. Época de dias quentes e tardes frias. Ao meio dia, desejamos que chegue logo o verão. Às tardes frias, dizemos ‘ainda é  inverno’.  Nestes dias sem estação, frios e quentes do outono tropical, São Paulo se enche de flores e frutos. Nossas mesas de desenho estão repletas de rabiscos, e os fornos à todo vapor. Nesta época onde antecipa-se o final do ano, todos já pensam em comemorar, e nossa agenda se enche de pedidos de premiações, troféus e presentes para o final de ano. Dá até para imaginar que no outono das grandes capitais trabalhadoras do mundo nos sentimos realmente como na fábrica de presentes do papai noel, e no espaço zero não é diferente.

Além de diversos troféus e premiações, estes dias chegou para nós um pedido um tanto quanto pré-natalino: a escultura parto adequado, em homenagem às mães que vêm se empoderando e escolhendo como, onde e quando dar à luz aos seus bebês, e também aos médicos que tornam tudo isso possível. A escultura é um presente à classe médica, deve simbolizar a gestação, a vida nova, a transformação. Traduzimos este importante acontecimento – o nascimento – numa imagem delicada, as curvas de uma mulher grávida, momento de vitalidade para toda mulher.

images-gravida-01

As linhas foram desenhadas em papel, já pensano no processo de moldagem em vidro. Duas gotas de vidro se juntam, e neste momento de intersecção formam a figura do ventre materno. Um “Merapi” – colorido e orgânico – dentro da gota representa o feto.

Dos rabiscos de papel, o desenho técnico de apresentação, uma ilustração gráfica e a ideia foi aprovada. Agora é hora de mãos à obra.

Diversas esculturas são moldeladas, buscando atingir a forma satisfatória. Queremos atingir o ponto médio entre a abstração e o figurativo. Para quem vê a figura, a mulher e seu feto. Para quem vê as somente formas, vida em transformação. A proposta é tecnicamente difícil de executar e, finalmente, na terceira tentativa conseguimos chegar ao resultado que gostaríamos. A escultura está pronta.

einstein-partoadequado3Depois deste árduo trabalho, foram diversas tentativas, chegamos à conclusão, modelar esta escultura foi um parto! Todo este processo inspirou-nos a elaborar um poema especialmente sobre a experiência da gravidez, exclusividade das mulheres, e sua relação com o trabalho em vidro.

experiencing-pregnancy

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em CORPORATIVO, CULTURAL, NOTÍCIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s