Nossa Equipe – Márcio Faustino Cruz

Profissão: vidreiro

Profissão: vidreiro

No forno aquecido a 1.800ºC, coletar a sílica fundida; depois, trabalhá-la para lhe dar a forma imaginada pela artista Elvira Schuartz. Esta tem sido a rotina de Márcio Faustino Cruz desde 2006, quando se tornou o vidreiro do Espaço Zero. Aos 28 anos, Márcio é apaixonado pelo que faz, uma profissão que começou a ser forjada pelos mesopotâmios há 4,5 mil anos.

O vidreiro chegou ao ateliê de Elvira em 2002, quando procurava o primeiro emprego. “Minha única experiência com vidro tinha sido quebrá-lo”, brinca Márcio. Começou como assistente do Mestre Navarro, vidreiro do Espaço Zero na época. “Minhas tarefas eram variadas, como limpar a cana usada no sopro do vidro e organizar e limpar as peças produzidas”, recorda. Mas também aproveitava para aprender tudo o que podia e, quatro anos depois, quando o Mestre deixou o Espaço Zero, ocupou seu lugar.

“Eu já sabia algumas coisas, mas não o suficiente. Então, o Espaço Zero investiu em minha formação”, conta Márcio. Ele viajou a Blumenau, em Santa Catarina, para conhecer outros processos de produção do vidro em uma fábrica. Em seguida, um vidreiro foi trazido da cidade catarinense especialmente para lhe dar aulas particulares. “Mas aprendi principalmente com a Elvira. Aliás, continuo aprendendo. Não só sobre a técnica, mas também sobre a história do vidro e sobre arte em geral.”

O investimento valeu a pena. Além do primeiro emprego e de uma profissão, Márcio descobriu uma vocação. Mais até: uma paixão. Faz planos de visitar outros ateliês e fábricas e sonha em se tornar um artista do vidro. E adora ensinar, experiência que tem adquirido nos cursos e oficinas promovidos pelo Espaço Zero.

6 Comentários

Arquivado em Equipe Espaço Zero

6 Respostas para “Nossa Equipe – Márcio Faustino Cruz

  1. Pingback: Profissão: vidreiro «

  2. Veronica Rizzo

    Meus parabens ao Marcio. Tive o prazer de conhecê-lo tempos atrás, 2004 ou 2005, quando fiz um curso no Espaço Zero.Já naquela época ,vendo-o trabalhar tive
    certeza que aquele moço alto, bem humorado e muito atencioso ia longe. Aí está…tudo de bom para o Marcio, sucesso, e prosperidade. Ele merece.

    • Espaço Zero Cultural

      Obrigado, fico muito feliz! A cada curso não só ensino mas aprendo muito. Sucesso para você e seu projeto.
      Márcio

  3. Rosangela

    Parabéns Marcio, ficou perfeita a reportagem, traduz o que tu realmente é e o que gostas de fazer.TE ADMIRO MUITO !!!!!!

  4. LILIANE

    Parebéns pelo trabalho que para mim até o momento era desconhecido!!!Sucesso!!!

  5. adorei…parabéns Márcio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s