Release institucional

Referência da arte em vidro

Espaço Zero reúne ateliê, galeria, loja, biblioteca e escola em um só lugar

Fundado em 1999 pela artista plástica Elvira Schuartz, o Espaço Zero é um centro de referência da arte em vidro. Funcionando em um casarão arborizado do Pacaembu, é o único studio glass – ateliê de produção artesanal de vidro – da América do Sul, aberto a visitação do público e com forte viés educacional. “Desde o início, o Espaço Zero não foi concebido para ser apenas meu ateliê. Recebemos, de portas abertas, artistas, decoradores, arquitetos e o público geral que queiram se encantar com o mundo do vidro”, afirma Elvira.

No ateliê, a areia silicosa é fundida e moldada na técnica de sopro para dar forma, cor e luz aos desenhos da artista, que incluem esculturas, objetos de decoração e utilitários, joias e troféus para premiações. As obras podem ser conferidas em exposição na galeria e loja do Espaço Zero.

Outro trabalho importante do Espaço Zero é a restauração minuciosa de cristais, que vai desde a reparação de bordas de copos até a reconstrução de objetos de antiquário (esculturas e objetos de Murano, Lalique, Gallé, Daum etc…), passando por reprodução, limpeza, polimento e colagem.

Já na biblioteca, estão disponíveis mais de cem títulos sobre a arte e a história do vidro.

O Espaço Zero também é, desde o início, um centro de educação, pelo qual já passaram mais de 3 mil alunos. Em cursos profissionalizantes, a escola forma artistas principalmente nas técnicas de sopro em cana e fusing. Mas o ateliê também oferece oficinas de curta duração para crianças, adolescentes e adultos, que, em vivências divertidas, descobrem o maravilhoso processo de produção de vidro. Ao longo de todo o ano, o público geral pode marcar um horário para fazer uma Oficina de Aprendizes; já as Oficinas de Férias, voltadas ao público infantil, são dadas em grupo todo mês de janeiro de julho.

Para completar esse ambiente culturalmente rico, Elvira Schuartz que também escreve poesia promove, uma vez por mês, saraus de poesia e música em meio às obras de arte em vidro e cristal.

Espaço Zero

  • http://www.espacozero.com.br
  • Rua Goiás, 167, Pacaembu, São Paulo
  • Tel.: (11) 3661-8658
  • E-mail: zero@espacozero.com.br
  • Segunda a sexta-feira, 9h-18h30; sábado, 10h30-14h

Ponto & Vírgula Comunicação

Deixe um comentário

Arquivado em RELEASES DE IMPRENSA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s